sexta-feira, 30 de maio de 2014

Entrando numa fria

Gostaria de começar esse post agradecendo ao grande mestre Carlos Amaral, que ministrou o curso de pilotagem segura na Porto Seguro, que mencionei na semana passada, e o Ryo Harada, administrador do maior portal de motos da América Latina, Moto Online.
Depois de eu ter feito o post da semana passada, adicionei o Amaral como amigo no Facebook e começamos a bater papo sobre o meu post.
Ele gostou tanto que compartilhou meu blog em sua timeline do Facebook, o que acabou chamando a atenção do Ryo, que se propôs a espalhar a notícia sobre o Diário do Motoqueiro Novato no site da Moto Online.


Infelizmente, não consegui encontrar o post do Ryo na página da Moto Online do Facebook e nem no próprio site, mas fica aqui o meu agradecimento a vocês! É legal saber que as informações do diário estão sendo úteis para outras pessoas, e também, chamando a atenção de quem entende bem do assunto!

Ainda falando de Facebook, me cadastrei para participar de três grupos voltados especialmente para a Suzuki Intruder 125. São eles:

  1. INTRUDER 125
  2. Intruder 125 - RJ
  3. Suzuki Intruder 125 e 250

O pessoal é muito gente boa por lá, me trataram super bem e todos os grupos são muito ativos.
Ainda que todos os grupos sejam excelentes, o grupo INTRUDER 125, criado pela Fa Intruder, me despertou mais empolgação. Eu mal entrei no grupo e já fui convidado para uma viagem para São Tomé das Letras, que eles estão organizando.
Além disso, o pessoal é muito solícito. A maioria dos posts tem mais de 30 comentários com sugestões, opiniões e conselhos dos mais experientes, todos com conteúdo bastante interessante.

A troca de informação e a confraternização da comunidade dos intrudeiros é algo que eu não sentia há muito tempo, em nenhum lugar.
É legal pra caramba ver um monte de gente de todas as partes do Brasil, de todas as classes sociais, raças e credos, unidos por um hobby em comum.
Ainda ontem, pedi permissão para anunciar umas peças da minha moto que não pretendo mais usar, e em menos de uma hora quase que fechei negócio com todas as peças!

Se você tem uma Suzuki Intruder ou simplesmente quer passar um tempo com outros apaixonados por motos, indico fortemente para que participe desses três grupos. Faça amigos e compartilhe experiências com aquele pessoal gente fina, e vocÊ não irá se arrepender.

Na quarta-feira, na hora do almoço, finalmente agendei com o Johhny Ruby, artista especialista em customização de motocicletas, de levar minha motoca em sua oficina, que não fica muito longe de onde eu trabalho.
Nós já vínhamos nos conversando via e-mail e Facebook, pra tirar umas dúvidas e esclarecimentos, e também expliquei o que eu gostaria de fazer com a moto, então não tivemos muito o que conversar pessoalmente, salvo alguns detalhes da pintura, valores e data de entrgea do serviço.

Deixei a magrela com ele e peguei um taxi para voltar ao trabalho. Foi um dia bastante triste, pois tive que voltar pra casa sem a moto, andando na rua com a jaqueta de motoqueiro. Alguns motoqueiros ficavam me olhando na rua com uma cara estranha, provavelmente estavam achando que eu havia sido roubado ou algo do tipo, hehe.

Na quinta-feira era o rodízio do meu carro, então fui para o trabalho de metrô, o que acabou sendo bem mais tranquilo do que eu lembrava que normalmente era. A única coisa um pouco ruim é que eu cheguei no trabalho mais tarde do que o habitual, e consequentemente tive que sair mais tarde também.

Hoje, sexta-feira, fui para o trabalho de carro e o trânsito estava excelente, melhor do que muitos dias! Na volta, como é de costume, tinha um pouco mais de trânsito, mas mesmo assim cheguei em casa em uma hora, o que é um tempo bom, considerando o fato de ser Sexta-feira.

Vamos ver como serão os próximos dias sem a moto, pois o trabalho do Johnny levará umas três semanas para ficar pronto, e cada dia que passa, parece que se passou uma semana. Pense numa pessoa ansiosa!
Enfim, quando a moto chegar, já posto uma foto de como ficou, e faço o famoso "antes e depois".

Bom, na semana passada e nessa semana o tempo esfriou bastante por aqui, e pela primeira vez pilotei com tanto frio! Alguns dias foi bem tranquilo, e apesar de sentir a queda na temperatura, não me incomodou tanto.
No sábado passado, quando estava indo para o workshop de pilotagem, saí de casa sem as luvas e a bota, que estavam enxarcadas do dia anterior, que choveu bastante, e eu passei por uma poça de água tão grande que o pneu da moto fez uma onda, e molhou meu pé por dentro da bota.

A minha lógica foi que, como a luva estava molhada, era melhor ficar sem ela do que andar com ela molhada na mão. Engano meu... depois de andar uns 5 quarteirões, decidi voltar pra casa e pegar a luva, pois minhas mãos estavam congelando!
Acabei aproveitando pra colocar a calça da capa de chuva, porque começou a garoar mais forte e preferi me prevenir.

No domingo e no começo da semana, passei a usar tambem o polêmico cachecol, considerado pelos portadores de testosterona em excesso uma afronta à masculinidade cecezenta. Oras, mas se o negócio foi feito pra proteger o meu pescoço do frio, assim como uso blusas, jaquetas e calças, não vejo porque sacrificar justamente a minha garganta só pra mostrar o quanto sou poderoso, hehe.
O legal do cachecol é que, além de proteger a garganta, acaba esquentando mais o peito, que mesmo já estando protegido pela jaqueta, ganha um reforço extra, considerando os ventos gelados durante a pilotagem.

Tudo estava ótimo, apesar de eu não ter uma luva que proteja de frio e chuva, mas que também não deixou minhas mãos congelarem. Porém, eu estava sentindo muito frio nas pernas, mesmo estando de calça jeans.
Pensei em comprar uma daquelas calças segunda pele, ou usar uma calça mais fina de moletom ou qualquer coisa parecida por baixo da calça jeans. O problema pra mim, que uso a moto pra ir para o trabalho todos os dias, é que ficar com uma calça extra por baixo da calça jeans ficaria mais complicado para tirar, caso ficasse mais quente ou começasse a me incomodar durante o dia.
É claro que eu poderia simplesmente ir ao banheiro e tirar, mas não gostaria de ter que ter esse inconveniente.

Então me lembrei do sábado, em que coloquei a calça da capa de chuva para ir ao workshop, e lembrei que a capa impediu bastante a entrada do vento, ainda que ele pudesse passar por debaixo da barra da calça.
Decidi fazer uma experiência no dia seguinte, e mesmo sem chuva, coloquei a calça da capa de chuva pra ver se adiantava de algo, e acabou que funcionou razoavelmente bem.
Claramente continuei sentido um pouco de frio nas pernas, mas achei que a proteção daquela calça tão fininha valeu muito a pena, e que daria pra suportar um bom frio daquele jeito.

Acredito que, se estivesse um pouco mais frio, seria provável que eu sentisse bastante frio, mas sinceramente, não acho que seja normal, pra um país como o Brasil, um frio maior do que aquele que estava no começo dessa semana. E caso tenha, não deve durar muito tempo, ou seja, não seria frequente o bastante para que eu precisasse comprar a segunda pele.

Bom, essa foi a minha experiência com o frio até agora, e que também, nem durou tanto tempo, já que, desde quarta-feira a tarde estou sem andar de moto.

E você, tem alguma dica para compartilhar sobre pilotagem no frio? Qual foi a sua pior experiência com a moto no frio, e quais foram as lições aprendidas?
Eu gostaria de saber a opinião dos amigos que acompanham o blog sobre como se sentem ao subir na moto e entrarem numa fria!

Abraço, e até o próximoooo DIDIDIdidididiário do Motoqueiro Novato!


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