domingo, 11 de maio de 2014

Opinião: Porque motoqueiros são mal vistos

Até meus 21 anos, quando ainda morava em Ribeirão Preto, não me lembro (até porque faz tempo) de ver as pessoas reclamando de motoqueiros como eu vejo aqui em São Paulo. Então não sei dizer como isso acontece em outras regiões do país. Ou, talvez, porque eu não andava e nem falava de moto antes, não chegava a ouvir tantas opiniões negativas sobre motoqueiros.

Seja lá qual for o motivo disso, me deparo frequentemente com comentários sobre como moto é perigoso, e como os motoqueiros são loucos e só fazem besteira nas ruas. Quando tem um acidente envolvendo motos, sempre tem aqueles que falam "ah, só podia ser motoqueiro!", ou em alguns casos mais exagerados, acham que a maioria dos motoqueiros é ladrão ou delinquente de alguma forma.

Outro dia, estava pesquisando alguns forums sobre o que as pessoas falavam de motos custom, estilo as motos Harley Davidson, que até onde eu sei, é a marca mais famosa que representa esse estilo de moto, e motos de cilindradas mais baixas, e fiquei impressionado com alguns comentários! Alguns diziam que os donos de motos de baixa cilindrada eram irresponsáveis, negligentes e que os donos de motos custom eram cuidadosos, dirigiam com cautela e outros adjetivos positivos que já não me lembro mais.

Bom, eu até compreendo que donos de motos maiores, seja custom ou não, acabam tendo um cuidado diferente com elas, até porque custam mais caro, não só na compra, mas também na manutenção e pe;as, e se fizerem seguro então, praticamente pagam uma nova motoca a cada 3 ou 4 anos. Mas dizer que os donos de CG 125 e outras motoquinhas mais fracas são ruins, negligentes e outros nomes que eu me recuso a escrever, é muito exagero.

Eu consigo entender que nós, seres humanos que erram mais do que acertam, tendemos a generalizar as coisas. Acontece o tempo todo, gente que diz que não gosta de nenhum policial, porque viu casos de policiais corruptos, ou qualquer outra profissão, ou qualquer tipo de pessoa que tenha cometido algum ato duvidoso, e as pessoas acabam assumindo que todos são assim e fazem as mesmas coisas.

Outro motivo pelo qual eu acredito que os motoqueiros são mal vistos é pela falta de conhecimento, e pela falta de interesse em querer saber mais sobre motos, motoqueiros, e como é a rotina de um motoqueiro. Não que eu ache que todo mundo deveria aprender sobre motos, sendo motoqueiro ou não, mas eu acho sim que, sendo você um cidadão que convive todos os dias com as motos ao redor do seu carro, correndo o risco de se envolver em um acidente com uma moto, deveria entender melhor como esses caras pensam, agem e como fazer para manter um trânsito pelo menos um pouco mais harmonioso. Porque, pense comigo, a menos que as motos sejam todas proibidas de transitar nas ruas, por pior que seja, você passará o resto da vida dividindo o espaço do seu veículo com elas.

Independente de qualquer coisa, nesses últimos meses eu tenho conversado com muitos amigos, colegas, parentes e outros motoqueiros, e como já era de se esperar, as opiniões são bem diversificadas, das mais positivas às mais negativas, da pessoas mais alienadas e ignorantes às mais interadas do assunto e que me esclareceram uma série de dúvidas.

Embora tenha sido importantíssimo essa troca de experiência, onde aprendi muita coisa com o pessoal, eu precisava ter as minhas próprias conclusões, e comparar o que escutei de todos com a realidade que eu estava vendo nas ruas.
Isso fica mais difícil no começo, quando se é muito inexperiente, pois toda a atenção fica voltada ao trânsito e à pilotagem da motoca. Mas agora que já passou um tempo e tenho mais confiança na pilotagem, posso prestar um pouco mais a atenção nesses detalhes. E acreditem, é muito importante analisar esses detalhes também, perceber o perfil dos motoristas e motoqueiros ao seu redor, e agir preventivamente perante eles.

Primeiro de tudo, sim, existem péssimos motoqueiros, negligentes, descuidados, inconsequentes e, às vezes, mal intencionados, assim como há motoristas de carros e pedestres com as mesmas características.
A diferença é que é muito mais fácil notar um motoqueiro devido à mobilidade que ele tem no trânsito, e, consequentemente, fica mais evidente quando comete um erro na pilotagem. Além do mais, um motorista parado no trânsito tem muito mais chances de assistir, nos mínimos detalhes, a pilotagem de um motoqueiro, já que naquele momento não sofre nenhuma distração do trânsito, que infelizmente está parado.

Sobre os motoqueiros de motos de baixa cilindrada, bem, esses são a maioria, sendo motoboys, pessoas que usam a moto para ir para o trabalho (como no meu caso) e pessoas que não tem condições de comprar motos mais potentes (meu caso de novo) ou simplesmente têm preferência pelas motos de menor cilindrada. Logo, as chances de ver um motoqueiro com uma CG 125 fazendo "barbeiragem" são muito maiores do que ver um cara de Harley Davidson ou Teneré, até porque, em algumas situações onde o corredor é muito estreito, essas motos podem não caber no corredor, fazendo com que o motoqueiro precise se comportar como se estivesse dirigindo um carro até que o corredor fique mais folgado.

Só para dar uma noção, imagine aquele cara de carro que está impaciente, trocando de faixas a cada minuto, buzinando e gesticulando para os carros da frente, e de repente, quando vê uma pequena brecha, faz um movimento brusco, trocando de faixa cantando pneu e sem dar seta, as vezes para andar poucos metros. Essa cena é absurdamente comum, e quem usa o carro todo dia certamente presencia essa cena mais de uma vez, isso sem contar que nós mesmos fazemos isso uma vez ou outra (nem todo dia é um bom dia, infelizmente).
Agora, imagine um cara nas mesmas condições, porém, de moto. Só que ele vai passar acelerando bem do seu lado, ou na frente do seu carro, simultaneamente com outras motos, correndo mais e se movimentando mais. Ou seja, é a mesma coisa que o motorista de carro, só que com um veículo menor.

Outro preconceito (no sentido puro da palavra, ok?) comum é achar que motoqueiros são bandidos, e costumamos ter medo quando param do nosso lado, fechamos o vidro, vamos para frente ou para traz, ou afastamos o carro. Confesso que isso ainda me deixa um pouco chateado, mas como motorista de carro eu faria (e faço) a mesma coisa. Infelizmente, isso vai além do preconceito, falta de informação ou qualquer coisa do tipo, pois vivemos num lugar onde a violência ainda é muito grande, pessoas roubam qualquer coisa e matam sem muito motivo (afinal, que motivo seria esse tão grande a ponto de tirar uma vida, mas enfim...).

O que eu tenho notado desde que comecei a andar de moto é que a maioria dos motoqueiros não vão querer me assaltar, principalmente se estiverem sozinhos. Já quando tem um garupa, minha atenção aumenta, pois esse sim teria liberade o bastante para se movimentar, apontar uma arma e tentar segurar um possível objeto roubado.
O pessoal de motos grandes como as custom normalmente também não apresentam riscos, e nem os de motos esportivas, que me assustam pela velocidade e poderiam ser facilmente usadas para roubos, e nem eu nem ninguém poderia alcançar aquela moto tão veloz. No final das contas, como bons brasileiros que somos, nunca devemos abaixar a guarda, e a regra que meu pai me ensinou lá atrás ainda vale: duvide de tudo e de todos!

Para finalizar, gostaria de deixar a minha opinião sobre o perfil de motoqueiros que eu acho inofensiva e os que eu não me sinto muito confortável:

  • Usando equipamentos próprios de moto, tais como capacetes mais sofisticados, jaqueta própria de motoqueiro, calças e botas com proteção e com refletores. Isso é difícil de notar quando não se anda de moto, então procure reparar em pessoas que estão com roupas comuns e as que estão com "roupa de moto". Claro, não dá para julgar ninguem, pois pode ser que um cara não tem os equipamentos adequados por não ter condição de comprar. Equipamento de moto não custa barato!
  • Dirigindo com responsabilidade: Como notar? Provavelmente o cara não deve estar correndo desesperadamente, nem fazendo curvas bruscas o tempo todo, como se estivesse brincando de zigzag. Claro que essa manobra é comum nas motos, mas normalmente só é frequente quando o trânsito está muito ruim. O motoqueiro responsável também olha bastante para o retrovisor e para os lados, e usa as setas quando vai trocar de faixa (embora isso seja muito raro mesmo para bons pilotos, pois a seta da moto é bem chata de usar, sem falar que motos trocam de faixas e corredor o tempo todo, o que inviabiliza o uso da seta pela velocidade que as coisas acontecem. Ainda assim, o bom motoqueiro se esforça para sinalizar aos motoristas que está prestes a realizar uma manobra). Eles também se preocupam em não esbarrar nos outros carros, pois eles não precisam se preocupar. O retrovisor da moto sai do lugar e é só arrumar. O carro pode estragar, então entenda isso como um ato de cidadania da parte do motoqueiro.
  • Moto em bom estado. Não precisa ser nova, nem cara ou sofisticada. Repare nos componentes básicos como pisca, luz de freio, etc. Se a moto estiver com os retrovisores "em pé", ou seja, na vertical, provavelmente o motoqueiro pretende fazer manobras mais audaciosas, e passar em corredores muito estreitos sem diminuir muito a velocidade.
Eu gostaria muito de ter uma receita definitiva para ajudar a todo mundo a saber quando um motoqueiro é bem intencionado e quando não é. Infelizmente, nada na vida é assim, então o que eu posso fazer é dar essas dicas a todos, motoqueiros e motoristas, e quem sabe assim podemos minimizar o stress do trânsito do dia a dia.
Lembre-se sempre que atrás de cada volante e cada guidão tem uma pessoa, um ser vivo, que tem mãe, família, filhos, sonhos e expectativas.
Embora seja inevitável perdermos a paciência uma vez ou outra, não podemos esquecer disso, e que todo mundo parado ali naquele trânsito caótico não está ali porque quer (pelo menos, eu acho), e todos querem chegar em casa logo para poder descansar.
No caso dos motoqueiros, não importa se estão errados ou certos quem leva a pior quase sempre são eles, e não há dinheiro no mundo que recupere uma vida, diferente de nossos carros e motos.

Espero que esse post não tenha sido polêmico, pois não foi essa a minha idéia. Mas sim, esclarecer algumas coisas que a maioria das pessoas não sabe quando não se tem contato com motos.
Mesmo assim, gostaria que dessem sua opinião nos comentários, e se você for um motoqueiro mais experiente do que eu (o que é bem provável), que falasse sobre seu ponto de vista e que me corrijisse caso eu tenha me equivocado sbre algum assunto.

Boa semana a todos, e feliz dia das mães!







Nenhum comentário:

Postar um comentário