sábado, 17 de maio de 2014

Caindo na real

Lembra quando você era pré-adolescente e a vida era uma beleza? Sua mãe fazia o leite com Nescau com a temperatura do jeitinho que você gostava, sua maior preocupação era saber se a sua paquera da escola ia te dar bola, não tinha contas pra pagar (ou pelo menos não deveria ter) e nem chefe pra te ameaçar de te demitir se você não fizesse o trabalho direito?

Aí você cresceu, amadureceu, se ferrou, apanhou, aprendeu, evoluiu e continua evoluindo. Tinha tanta coisa legal antes, que você nunca mais vai ver. Tanta coisa que você achava que era de um jeito, aí aprendeu do jeito mais difícil que não era bem assim. Tinha ideais bacanas e que soavam bem pra caramba na sua cabeça, mas a realidade era outra...

Então, depois de quase 3 meses andando de motoca, um pouco daquele encanto juvenil se foi, parecido com quando eu virei adulto. Só que a moto em si não me decepcionou, mas sim o contexto todo que a envolve.
Na verdade, a cada dia que eu piloto, mais eu me empolgo, acho legal, gostoso e divertido. Mas ao mesmo tempo eu vivencio coisas que mostram a dura realidade por detrás da vida do motoqueiro enquanto cidadão desse mundo.

Como eu já comentei outras vezes, quando comprei a moto, escutei muitas opiniões de muita gente diferente, e eu fiquei bastante indignado com algumas opiniões.
Vou tentar citar as mais marcantes sem me extender demais (mas tenho quase certeza de que será comprido), e vou esclarecer com o meu ponto de vista e minha humilde experiência:

Motoqueiros são maus, motociclistas são lindinhos

"Mentira! Que babaquice" eu pensei. Cheguei a pesquisar com o avô do Chico Buarque, o nosso querido Aurélio, e lá tá dizendo que motoqueiro é uma gíria para motociclista. É uma palavra que não existe oficialmente. Só isso!

Mas então, que palhaçada é essa? Um amigo comentou que tem amigos motociclistas que não admitem ser chamados de motoqueiros, pois motociclistas são responsáveis, cuidadosos, pintam a unha e fazem escova no cabelo, bla bla bla.
Aí, outro dia vem minha mãe dizer a mesma história, que o dentista contou pra ela. Depois a mesma coisa se repetiu em uns blogs de moto que eu andei lendo, e também no Yahoo Respostas.

O que me deixa mais fulo, é que eu acho o nome "Motoqueiro Novato" super legal! Mas será que, quando alguém vê o nome do blog acha que eu sou um assassino-carniceiro-ladrão-mau-caráter-estuprador-mendigo-rei-Jeofrey-do-Game-of-Thrones? Pelo visto sim, né?

De um jeito ou de outro, isso me incomoda, e eu ainda acho que é uma babaquice, ok? Sem ofensas a ninguém. Maaaaaaaaaaas, vamos tentar entender o porquê disso tudo, ou pelo menos essa é a minha conclusão, se talvez, só talvez, isso possa te ajudar a entender também, caso tenha essa curiosidade.

Vivemos num mundo de rótulos, sejam bons ou ruins, sejam para servir de base para as coisas ou colaborar com a ostentação. Você precisa estudar, se formar e ter diploma, porque assim o empregador pode ter uma noção de o que você sabe e se você serve pra trabalhar pra ele.
Acontece o tempo todo: pessoas se atraem umas pelas outras por causa de certos rótulos: funkeiro, metaleiro, inteligente, fodão, nerd, rico, pobre, com carrão, com bicicleta, vegetariano, etc, etc, etc...

Não é diferente entre o motoqueiro e o motociclista. E essa foi a maneira que as pessoas arranjaram, informalmente, de separarem os bons dos ruins. É falho? Eu acho que sim, mas é melhor do que nada.
Não preciso dizer que alguns "motociclistas" são cuidadosos porque têm motos caríssimas, e que muitos usam-nas só nos finais de semana ou ocasiões especiais, enquanto os "motoqueiros" têm motos mais simples e ágeis no dia a dia, correm muito, cometem infrações frequentemente, e normalmente não zelam nem pela própria vida, ou seja, imagina o quanto ele está precupado com você, então?

Motoqueiros são bandidos

Esse é fácil de explicar. O que assusta muito as pessoas é ter um cara do teu lado com o rosto coberto, luvas e um veículo rápido e muito mais ágil do que o seu.
Então eu penso: "Mas pô, esse é o equipamento de qualquer motoqueiro bem precavido!". Mas como colocar isso na cabeça de quem não tem a mínima noção sobre motos, e pior, nem quer saber!?
Então, alguém que não perde um programa do Cidade Alerta sequer me diz que motos com garupas são preocupantes, pois o garupa pode estar armado e fazer todo o trabalho, e o piloto só faz a fuga, e aí, toda a minha indignação e defesa dos motoqueiros foi por água abaixo. Não só por causa do exemplo do garupa, mas porque eu comecei a me colocar no lugar do motorista parado no semáforo ao lado de uma moto.
Eles têm razão! E não há nada que eu possa fazer, debater, me debater e espernear.

Eu ainda acredito que dá pra tentar distinguir um mal motoqueiro de um bom, mas ainda, não dá pra confiar em ninguém. Quando eu digo ninguém, eu digo ninguém mesmo.
Eu já tive namoradas, amigos e colegas de trabalho que eu confiava, e que me deram uma rasteira tão grande que levou anos pra me levantar.

E sabe o mais curioso? Se eu fizer uma lista top 10 dos tipos de pessoas mais mal intencionadas que já ouvi falar, os motoqueiros provavelmente não estariam no topo da lista, talvez nem no top 10.
Mas sou a favor da prevenção acima de tudo. Se você se sente mais seguro longe das motos, continue o fazendo. A maioria deles não fica chateado (eu fico, porque sou bunda-mole), e tão logo o semáforo fique verde, estarão bem longe de você, te deixando no conforto do seu carro, no trânsito calmo e beeeeeeeeeem lento onde só tem gente fina e bem intencionada :)

Meu preferido: Moto mata

Parece até aqueles trocadilhos "bem sacados" de campanha de conscientização da Globo, onde a Regina Duarte, o Gianechini e alguma atriz negra aparecem de calça jeans e camiseta branca com um sorrisão no rosto e o logo da Rede Globo enooooooooooorme no fundo.



Não sei se esse comentário é o mais revoltante ou o mais importante.
Digo isso porque, gente, por favor né? Consegui pensar numas trinta coisas que matam muito mais do que moto sem me esforçar muito.
Há poucos dias atrás, infelizmente o filho do Erasmo Carlos faleceu devido a um acidente de moto, e alguns dias antes, ele estava internado em estado grave. Fui procurar qual foi o motivo do "acidente de moto" mas não achei (e confesso que não pesquisei mais depois disso).

Não estou dizendo que a culpa não foi da moto, mas pô, eu, como iniciante quero saber o que aconteceu! Quero aprender mais, me prevenir mais. Será que ele estava errado? Se sim, errado como? O que ele estava fazendo? Aonde estava indo? Houve terceiros envolvidos ou ele estava sozinho? A moto estava em boas condições? Era ele quem estava pilotando a moto ou foi um "motoqueiro" que causou o acidente?
Eu não entendo de jornalismo, mas será que não seria uma boa idéia se a reportagem abordasse esse lado da história? Pessoas famosas influenciam muito as pessoas, então porque não influenciar os motoqueiros a dirigir melhor pra evitar que mais pessoas morram?

A minha "nova verdade" é a seguinte: Moto mata mesmo! O tempo todo, em todo lugar do planeta.
Os motivos? De todos os tipos, inclusive causados por terceiros.
E quem são os terceiros? Eu, você, seu vizinho, seu pai, outro motoqueiro, um motorista de carro, um pedestre. Um pedestre? Como assim?

Todos fazemos parte do trânsito. Se você colocou o pé pra fora de casa, então faz parte do trânsito, pois você atravessa ruas, anda nas calçadas, na frente de estacionamentos, entradas de casas e prédios, e por isso, deveria entender um mínimo sobre trânsito, placas e regras.
Todos fazem parte do trânsito: caminhões, ônibus, carros, motos, bicicletas, pessoas. E a grande diferença entre esses participantes do trânsito são o seu tamanho e a sua agilidade.

Então vamos fazer o seguinte: partindo do princípio de que todo mundo sabe dirigir, e é responsável nas ruas, vamos falar apenas do que está "errado", sem culpar mais um ou outro, ok? Lá vai:

  1. Eu, como motorista de carro me sinto ameaçado na estrada quando um caminhão me pressiona em uma descida, onde meu Golzinho 1.0 chega, esgoelando, a 140 km/hora onde eu deveria estar no máximo a 120. O caminhão está errado e pode me matar! Eu não quero morrer!!!
  2. Eu, como motoqueiro me sinto ameaçado quando um carro me fecha, ou troca de faixa bruscamente sem dar seta, pois a moto não freia tão rápido, e eu posso bater, me machucar e até morrer!!!
  3. Eu, como ciclista me sinto ameaçado quando um "motoqueiro doido" passa correndo no sinal vermelho, brincando com a moto e fazendo acrobacias desnecessárias, podendo me acertar em alta velocidade, e meu capacete não será o suficiente para um golpe tão violento. Eu posso morrer!!!
  4. Eu, como pedestre me sinto ameaçado quando um "ciclista de final de semana" passa distraído, alternando entre andar na calçada e na rua, não respeitando o semáforo (embora devesse) e fazendo curvas fechadas, possa vir a me atropelar, e mesmo estando ele numa velocidade bem menor do que um carro ou moto, certamente vai me machucar, podendo até me levar... a morrer!!!!!!!!!!
  5. Eu, como caminhoneiro, que estou lá no alto em meu caminhão, me sinto ameaçado quando um pedestre atravessa fora da faixa, ou muito próximo a mim, e provavelmente fora do meu campo de visão. Sua agilidade é muito maior do que a minha, e a qualquer segundo ele poderá estar correndo ou mudando de idéia e voltando de onde estava vindo. Eu posso atropelá-lo acidentalmente ou tentar desviar do pedestre em um momento de susto, causando um acidente envolvendo outros veículos ao meu redor, e até mesmo outros pedestres, muitas pessoas podem morrer!!!!!!!
Aonde eu quero chegar com isso é que não estamos respeitando o espaço uns dos outros. Aquela sua raiva porque um carro te fechou, ou um motoqueiro chutou seu retrovisor (o que, convenhamos, é deplorável e injustificável) não é motivo para você querer machucar alguem. Na verdade, nada é!
Xingue! Xinge muito no Twitter! Bote pra fora aquele ódio, porque ódio não faz bem pra ninguém, e eu acho que o mundo já está cheio dele. Faça qualquer coisa, mas não faça algo contra um ser humano. Poderia ser você o alvo de um nervosinho... pense nisso.

Mais uma vez, peço que, para quem se dispôs a ler esse texto até aqui, não fique bravo, pois não quero gerar polêmica. A única coisa que tento provocar aqui é despertar o bom senso de todos, e a minha incansável busca por um mundo mais calmo e feliz. É muito provável que você tente ser um participante do trânsito melhor, mas sempre haverá aqueles que serão cada vez piores. Não desista! Não se nivele por baixo, e juntos faremos um mundo melhor para nós e nossos descendentes! Tá, esse fim ficou parecendo propaganda eleitoral política, mas ainda assim, é verdade!

Mas é isso, meus amigos. Estou um pouco abalado e chateado com a triste verdade (e como sempre, a tendência é piorar), mas ao mesmo tempo estou feliz por estar aprendendo mais a cada dia que se passa.
A vida "lá fora" não é fácil, mas também é o que faz ela ter graça!

Fui!

2 comentários: