sábado, 7 de junho de 2014

Minhas referências, até o momento

Em toda situação nessa vida você vai se deparar com palpiteiros, muitas pessoas que vão lhe dar sugestões boas, outras ruins e outras, sugestões genéricas.
Todos os três tipos de sugestões são excelentes, pois você acaba sempre extraindo o melhor de todas elas, até no caso das sugestões ruins, onde você aprende o que não deve fazer.

A verdade é que, em sua grande maioria, essas pessoas só querem ser solícitas, e vão querer compartilhar suas experiências com você, ou pelo menos, compartilhar a experiência de "um amigo de um amigo meu que também anda de moto" na tentativa de lhe auxiliar em sua trajetória como motoqueiro. Ou seja, valorize bastante quando alguem quiser te dar uma dica, e agradeça sempre seu amigo!

Se você já acompanha este blog, deve ter percebido que eu tenho sido aconselhado por muitos amigos que andam de moto, entusiastas, pessoas que são parentes ou possuem um amigo próximo que anda de moto, ou simplesmente amigos que viram uma notícia sobre algo relacionado a motos e teve a iniciativa de me comunicar.
Posso dizer com toda segurança que essas pessoas são as que me deram as sugestões mais valiosas quando eu estava bem no comecinho das minhas aventuras com a motoca, e muitos deles me inspiraram e/ou incentivaram a fazer várias coisas, como por exemplo, este blog!

O fato é que, depois de algum tempo, e isso é um bom sinal, você acaba escutando as mesmas dicas e advertências, e acaba percebendo que é hora de adquirir novas informações sobre a vida com a motoca.
É nessa hora que nós, filhos do século 21, somos privilegiados com o fácil e rápido acesso a informação através da Internet, coisa que nossos pais e até mesmo alguns de nós, como é o meu caso, não tiveram tanta sorte assim, quando não podíamos contar com a Internet e o glorioso Google, por exemplo.

Assim que eu comprei minha moto, saí como um louco pesquisando e absorvendo o máximo de informações possível, através blogs, videos no Youtube e, como comentei no post da semana passada, comecei até a me inscrever em grupos do Facebook voltados para o público motociclista.

Eu sei que a minha proposta com este blog é fornecer informações sobre a evolução de minha experiência com a motocicleta, mas como ainda estou sem ela, que está na custom shop passando por uma "cirurgia plástica" passei essa semana toda andando de carro. Claramente, estou muito chateado por estar sem a moto e super ansioso para ver o resultado da tranformação que ela está passando, mas, por outro lado, estou me concentrando em estudar mais sobre motos custom, entender melhor sobre peças e até um pouco sobre a parte mecânica, já que não posso pilotar.

Como decidi mudar o estilo da moto para algo entre um estilo cafe racer e com algumas características da moto Triumph Bonneville, alguns acessórios que possuo hoje acabaram ficando sem uso, e então decidi vender essas peças, anunciando nos grupos do Facebook que participo. E até o momento, consegui vender (sem muito esforço, pois é um item muito cobiçado) a bolha, ou para-brisa da moto para uma moça do Rio de Janeiro.

Para quem não conhece, cafe racer é um estilo parecido com esse:

E a Triumph Bonneville é essa moto:

Elas até que se parecem um pouco, mas a Bonneville é uma moto mais "gordinha" e tem um estilo bem retrô.
Já a cafe racer, que não é uma marca ou modelo específico de moto, mas sim um estilo, tem também esse ar de anos 50, e essa característica de ser "magrinha" e bem enxuta.
Como a minha moto é facilmente customizável e de baixa cilindrada, chamada também de "moto pequena", achei que poderia ser uma boa idéia fazer uma mistura do visual dessas duas motos acima, somado ao talento do pessoal da custom shop, que pelas poucas fotos que vi do resultado parcial do trabalho, são muito competentes e talentosos. Assim que eu pegar a moto, posto uma foto na página do Diário do Motoqueiro Novato no Facebook!

Voltando ao assunto das referências, decidi compartilhar com vocês os links das fontes em que eu tenho buscado informações, e muitas dessas fontes são motovlogs no Youtube.
Para quem não está familiarizado com o termo, motovlogs são videos que os motociclistas fazem, normalmente com câmeras próprias para filmar esportes radicais, presos ao capacete ou na própria moto, enquanto eles estão pilotando pela cidade.

Os motovloggers, ou seja, esses motociclistas que fazem e disponibilizam os videos de sua pilotagem na Internet, falam muitas vezes de algo pessoal ou sobre qualquer assunto que gostam de falar, mas sempre acabam dando dicas muito bacanas sobre pilotagem. Ou ainda acabamos aprendendo algo só de assistí-los pilotar, nem que seja para aprender algo do qual não devêssemos praticar, como ultrapassagens de risco ou andar na contra mão.

Os motovloggers que eu mais acompanho, em ordem dos que mais gosto, são:

Carlos Gonzalez
Eletroboy
Mike
Escape na Cidade

Carlos Gonzales é o meu preferido pois me identifico bastante com ele, tanto sobre a maneira como ele pensa e se expressa, como também pelo gosto musical. Em um vídeo ele menciona o nome de duas das minhas bandas favoritas, Fear Factory e Machine Head, e isso foi uma grande surpresa, pois eu mesmo conheço pouquíssimas pessoas que gostam desse tipo de música.
Além disso, desses motovloggers, ele é o que dá mais dicas bacanas de pilotagem, equipamentos e comportamentos atrás do guidão.

Eletroboy é um cara de Porto Alegre que vende produtos eletrônicos em sua loja virtual na Internet, e ele mesmo faz as entregas em sua cidade, que é quando ele grava a maioria de seus vídeos em cima de uma Honda Biz.
Em outras ocasiões, ele grava seus vídeos pilotando uma moto esportiva que eu não me lembro o modelo, onde ele participa de passeios com alguns amigos.
Normalmente o Eletroboy passa o tempo de seus vídeos filosofando sobre a vida e o comportamento do brasileiro contemporâneo, o que eu acho muito interessante e acho muito engraçado a maneira como ele fala, normalmente em um tom irônico, porém pacato e descontraído.

Mike é provavelmente o mais velho dos três, e se não me engano, é segurança de alguem ou algum estabelecimento.
Ele normalmente pilota uma moto esportiva, que eu acredito ser uma Fazer, mas não tenho certeza.
O Mike já adota uma pilotagem mais rápida, passando por corredores estreitos e em alta velocidade, porém ele é um motociclista bastante experiente, e suas dicas de pilotagem são muito valiosas.
Eu não entendo muito bem algumas coisas que ele fala, pois parece ser algo bem pessoal e que só quem o conhece na vida real ou acompanha frequentemente seu motovlog pode compreender, mas não deixa de ser interessante.

Escape na Cidade é o motovlog de um cara que pilota uma Harley Davidson, e embora acabe abordando assuntos do cotidiano, ele deixa bem claro que sua intenção é mostrar o dia a dia no trânsito de São Paulo, pilotando uma Harley Davidson.
O motociclista, Gustavo Durazzo, parece ser o dono de uma agência de publicidade, ou algo parecido com isso, e normalmente ele faz seus videos enquanto sai da zona oeste de São Paulo até a Zona Sul, no bairro de Moema, onde supostamente fica seu escritório.
Eu me identifico bastante com os pontos de vista dele, quando está falando de algo do dia a dia, mas não me apego muito aos assuntos específicos sobre a moto Harley Davidson, pois não possuo uma, pelo menos, não ainda. Quem sabe um dia...

Fora os motovlogs, tenho participado bastante dos grupos sobre a Intruder 125 que comentei no post da semana passada, então não vou repetir os links aqui, até porque são grupos específicos de um modelo de moto, então pode não ser tão útil para todos.

Eu me inscrevi em alguns foruns muito bacanas, a maioria deles focada em falar de motos custom, mas acaba entrando na mesma situação dos grupos de Intruder 125 por serem mais específicos, então não acho muito relevante compartilhar. Outro motivo é que esses foruns são muito pouco ativos.

A minha sugestão é que você pesquise grupos e páginas no Facebook por uma moto específica ou um assunto específico voltado para motos, e solicite a participação nos grupos e curta as páginas. O Facebook fará o resto e irá lhe sugerir assuntos semelhantes.

Bom, é isso que eu tinha para compartilhar essa semana, e se por acaso você tiver alguma outra fonte interessante relacionada a motos, compartilhe com a gente aí nos comentários, beleza?

Grande abraço e bom final de semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário