domingo, 13 de julho de 2014

Corredores

Como vão, amigos? Tudo bom? O pessoal mais ligado em futebol deve estar bastante chateado pela derrota histórica da seleção brasileira para a Alemanha, como podemos notar facilmente nas redes sociais.
A boa notícia é que uma partida de futebol não afeta nada em nossas vidas, e felizmente, continua dependendo apenas de nós mesmos termos um futuro melhor. Então, bola pra frente!

Bom, como o foco deste blog é falar exclusivamente sobre as experiências de um motoqueiro novato, vejo duas coisas acontecendo: a primeira é a repetição de alguns assuntos, ou por criar um post detalhado de um assunto já abordado ou para falar das minhas impressões sobre determinado tema após adquirir mais experiência; a segunda coisa é que chegará um momento em que eu não saberei mais sobre o que falar, e nesse dia o blog morrerá. Quem sabe, nesse dia, como alguns amigos já brincaram, o blog não mude para o "Diário do Motoqueiro Experiente" ou algo do tipo :D

Nesse post vou falar sobre os corredores, um assunto que já havia sido abordado antes, mas que pretendo detalhar ao máximo e tentar transmitir todos os meus pensamentos sobre ele.
Posso começar dizendo que o corredor é sem dúvida uma das maiores vantagens de se ter uma moto, principalmente para aqueles que a usam no dia a dia.
A moto não só é fina o bastante para passar no corredor, como também versátil e ágil para trocar de faixas por entre os carros, caso uma faixa tenha algum tipo de problema como um carro quebrado ou acidente.

Já para o pessoal que usa a moto mais casualmente, ou possui motos muito grandes, o corredor não chega a ser assim tão vantajoso, mas ainda é consideravelmente útil, pois mesmo se as motocas forem grandonas, ainda são menores do que os carros, o que possibilit passar por espaços que os carros não conseguiriam passar.

Vale lembrar aqui, pessoal, que não estou levando em conta a polêmica sobre os corredores, se são permitidos ou não.
Existem leis de trânsito que explicam, de maneira muito subjetiva, qual é o papel do motociclista em relação às faixas e distâncias dos outros carros, e nenhuma dessas leis esclarece bem o que é ou não permitido.
Sobre essa polêmica, posso dizer que, se as motos tivessem que andar como os carros, uma série de novos problemas iriam surgir, como o aumento catastrófico do trânsito, mais acidentes (um carro bater na traseira de uma moto é muito mais grave do que na traseira de outro carro) e, talvez o mais grave de todos, a minha pizza iria chegar gelada!

Enfim, a primeira coisa a se perceber é ter noção das "faixas imaginárias" entre as faixas, ou seja, o espaço entre os carros que a moto pode passar. Se você é motorista de carros, pode encontrar mais dificuldades em se habituar com essas faixas, assim como aconteceu (e ainda acontece) comigo.
Ou seja, em uma via com 3 faixas, o motoqueiro acaba tendo 5 opções de passagem, incluindo os 2 corredores entre as faixas. Isso parece muito bom a princípio, mas a atenção e a responsabilidade que precisamos ter aumenta junto com as opções de faixa!

Veja, o fato de estarmos em um veículo muito mais ágil do que os carros não nos isenta da responsabilidade de zelar por eles também! Se você decide, em cima da hora, trocar da faixa para o corredor, ou ainda para a outra faixa, é bem provável que o motorista do carro atrás de você seja pego de surpresa, fazendo com que ele assuma uma postura de emergência, o que pode causar um acidente. Lembre-se sempre: um acidente é sempre um acidente, nos envolvendo ou não. É da responsabilidade de todos manter a sociedade do trânsito com as melhores condições possíveis.

Mais importante do que se preocupar com os carros é tomar cuidado com outras motos. Elas são tão ou mais ágeis e rápidas do que a sua moto, e as chances de colisão são bem grandes, pois normalmente as motos não tem a capacidade de frear e/ou parar tão eficazmente quanto os carros.
Uma coisa que eu reparei essa semana é que quase ninguém vai presumir que você é novato, tanto no carro quanto na moto, e isso gera impaciência nas pessoas. Eu mesmo já me peguei xingando o motorista da frente, passando por ele com raiva, e quando olho para o cara dentro do carro, dá pra notar que ele está nervoso e acuado. É nesse momento que eu me sinto mal haha.

Uma das coisas mais importantes a fazer, mesmo que você vá rapidamente para o corredor para ultrapassar um carro e logo voltar a faixa que estava antes é DAR SETA. Sempre sinalize qualquer troca de faixa, curva, etc. No começo é mais difícil nos habituarmos à seta, pois diferente do carro, a seta não desliga automaticamente após a curva, porém, em trocas de faixa, mesmo os carros não fazem o desligamento automático sempre. Então, procure se acostumar a usar as setas!

Uma vez que você estiver andando no corredor, procure aprender a se familiarizar com a largura total de sua moto em relação ao corredor. Eu costumo fazer essa comparação quando estou parado no semáforo, pois é um momento em que todo o trânsito estará parado, e você terá tempo para realizar essas experiências.
Não leva tanto tempo para aprender, se você fizer isso por uns 2 ou 3 dias seguidos, medindo seu guidão em relação aos outros carros, analisando o quão próximo você pode ficar, ver quais retrovisores de quais tipos de carros poderiam bater no seu guidão/retrovisor, e em pouco tempo você saberá quando poderá ou não entrar no corredor.

E quando você perceber que não consegue entrar, uma alternativa é analisar a faixa ao lado, ver se é possível passar com a moto entre os carros e tentar o outro corredor.
Para tal, uma vez que você entrou com a moto entre os carros, pare totalmente a moto e veja se não vem outra moto naquele corredor. Quando o caminho estiver livre, entre suavemente e siga tranquilo.

Quando estiver em movimento no corredor, procure não andar em cima do olho de gato, pois este fará com que o pneu da moto seja jogado para fora, fazendo com que ela trepide e você pode perder o equilíbrio por um instante. É importante, nessas horas, manter as pernas bem firmes em volta do tanque, pois isso garantirá uma maior estabilidade caso você perca a firmeza das mãos no guidão. É claro que em vários momentos acabamos passando por cima dos olhos de gato, mas procure evitar passar por cima deles sempre que possível.

Pelo menos aqui em São Paulo, até agora, eu percebo que a maioria dos motoqueiros ficam à esquerda do olho de gato. Não sei se é intencional que eles fazem isso, mas eu tenho feito o mesmo e confirmo que me sinto mais confortável permanecendo do lado esquerdo em relação ao olho de gato.

Uma vez que você tiver se familiarizado com esses procedimentos, é hora de começar a aprender de fato a andar pelo corredor.
O que eu fazia, e ainda faço, é não correr, e manter a calma em relação aos motoqueiros apressados que vem atrás de você. Alguns deles, muito apressados, trocam de caminho pra te passar, o que na minha opinião parece o certo a fazer.
Eu mantenho uma distância segura da moto da frente, pois sei que os freios não são tão eficazes.

Aí vem a parte mais complicada, na minha opinião: ter que vigiar a moto à minha frente e os carros dos dois lados! Se você manter uma distância segura da moto da frente, talvez a sua preocupação seja quase 90% em relação aos carros.
Muitos motoristas não têm idéia da complexidade de se andar de moto, e não pensam duas vezes em entrar bruscamente na sua frente para trocarem de faixas, muitas vezes com a a famosa "seta depois que metade do carro já está na outra faixa".

Lembre-se de duas coisas importantes que já falei por aqui nessas horas:

  1. A responsabilidade em uma situação desse tipo é sempre do motoqueiro, pois ele é o cara que deve manter uma pilotagem segura e pró ativa;
  2. O livre arbítrio dos motoristas estará sempre acima da lei
Nunca conte com o famoso "eu estou certo, ele está cometendo uma infração". É a sua vida em jogo, então esqueça disso!

Outra coisa que percebo é que a maioria dos motoqueiros correm como se não houvesse amanhã pelos corredores, mesmo quando os carros estão freando.
Ora, se os carros estão freando, não é porque você está no corredor que não deve se preocupar. Pode ter acontecido algo que comprometa a todos, e você deveria ao menos parar de acelerar, pelo menos até se certificar de que a parada dos carros foi apenas devido ao trânsito, e que o corredor continua livre para você.

Falando em reduzir a velocidade, há uma série de situações em que eu recomendo parar de acelerar e ficar preparado para frear durante a pilotagem no corredor:
  1. Quando sua visibilidade for prejudicada por um veículo grande
  2. Quando sua visibilidade for prejudicada por um veículo comprido
  3. Quando sua visibilidade for prejudicada por um veículo grande E comprido
  4. Quando os carros começarem as frear
  5. Quando a via fizer uma curva, e você perderá momentaneamente a visibilidade


Voltando um pouco a falar sobre os carros que trocam de faixa, vejo que muitos motoqueiros não gostam, mas esse pensamento está errado. Trocar de faixas é uma manobra muito comum, e frear a moto por um breve instante não vai prejudicar em quase nada o seu tempo de chegada ao destino.
Além do mais, diria que na maioria das vezes os motoristas sinalizam bem quando querem trocar de faixa. Nessa siatuação, se você estiver muito próximo ao veículo, reduza a velocidade e dê uma leve buzinada. Certifique-se de que o motorista irá te esperar e passe em velocidade branda, pois pode ser que algo aconteça e o motorista acelere em sua direção, e em uma situação inevitável de colisão, estar em baixa velocidade é o melhor que se pode fazer.

É isso aí, amigos. Acho que isso é tudo o que eu tinha pra falar sobre o corredor, pelo menos até agora.
Se você não estiver se sentindo preparado para encarar os corredores, ande na faixa normal junto com os carros e procure analisar as motos que estão no corredor.
Procure andar em vias com pouco trânsito e ande entre os carros para ver como você se sente até ficar confiante o bastante para ir um passo adiante.

Não se intimide pelos outros motoqueiros e preze pela sua segurança. É muito melhor que você e todos os outros envolvidos no trânsito fiquem bem do que chegar 2 minutos mais cedo no seu destino. Nosso trânsito é muito carente de bons condutores, e é importante que nós novatos aprendamos o correto e continuemos a fazer o melhor sempre.

Valeu!

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