segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Sinais de que você deveria ter uma moto

Hoje, eu olhei a data de emissão da minha carteira de motoqueiro, e percebi que estou habilitado há 10 meses já, e andando de moto há 6 meses.
Apesar do pouco tempo, tive um, digamos, treinamento intensivo, já que andar em São Paulo realmente não é fácil, nem a pé!
Pra agravar ainda mais a coisa, comecei andando pela 23 de Maio, considerada por muitos motoqueiros experientes, um dos piores lugares pra andar de moto na cidade.

Já carta de motorista de carro eu já tenho há muito mais tempo, porém, desde que me mudei pra São Paulo, praticamente só usei o carro a passeio.
Eu admito, não sou um bom exemplo de motorista paulistano, pois como diz um amigo meu, quando eu estou parado no semáforo já saio dizendo que peguei trânsito, e que eu não conheço o verdadeiro trânsito da cidade. Ele está certo!

Porém, querendo ou não, ando pelas ruas dessa cidade há 14 anos, e é possível identificar o perfil de alguns motoristas de carro. Vou ainda mais longe, e digo que esse perfil não é exclusivo do pessoal daqui, e gostaria de comentar sobre alguns desses perfis, pois acredito que muita gente estaria muito melhor andando de moto do que de carro.
Sério, de coração, não é deboche nem nada, mas eu acredito de verdade que muita gente por aí poderia estar muito mais feliz e bem humorada, e pode estar perdendo tempo:

O apressado

Não importa o motivo, não importa a potência do motor, tem cara que está sempre com muita pressa!
Ontem, Domingão ensolarado e o pessoal dando um passeio por aí, todos descontraídos, sorridentes e animados, e uma moça atrás de mim, DESESPERADA pra passar. Mas o caminho na minha frente estava parado, e ainda assim a deixei passar. Ou seja, a moça ficou UM CARRO a frente do trânsito todo, e pior, andando no meio das faixas, pra poder aproveitar fosse lá qual dos dois lados abriria espaço primeiro.
Moça, você seria uma boa motoqueira, viu!? Não iria precisar pressionar o carro da frente, e poderia ficar ali entre as duas faixas sem atrapalhar ningúem. E mais legal ainda, poderia ir embora entre as duas filas de carros, e nem precisaria correr :D

O Ayrton Senna

Sério, a justificativa é super válida, e não é nem um pouco fútil. Conheço pouquíssimas pessoas que não gostam de velocidade. Cara, todo mundo gosta, seja correndo a pé, de bicicleta, pulando de para quedas, no video game.
Não tem jeito, é uma das maneiras mais gostosas de aumentar a adrenalina, e a Física é de graça rapaz, basta aumentar a velocidade de qualquer jeito que você conseguir!

Embora, seja um pouco parecido com o apressado, o amigo Senna tem paixão, ou até as vezes, obsessão por velocidade! É aquele cavalheiro (ou dama, porque não) que aproveita todas as oportunidades pra acelerar  carro, fazer valer a pena o investimento no ronco do motor e de repente, até chamar a atenção das mocinhas na rua, que provavelmente também são fãs da velocidade!

O problema é que deve ser super frustrante gostar de correr e ter que parar no trânsito ou pegar um motorista mais lerdo na sua frente. Sem contar que é super arriscado correr com um veículo desse tamanho, e que, deus me livre guarde, acontece um imprevisto e a pessoa perca o controle do carro, pode fazer um grandioso "strike" e machucando um monte de gente na calçada ou até mesmo no trânsito.

Senninha, pegue uma moto! A adrenalina sobe muito mais rápido e até com menos velocidade, pois você sente no corpo o vento conforme vai acelerando.
A agilidade da moto te dá liberdade pra fazer manobras seguras com velocidade mais alta, coisa mais arriscada de se fazer com o carro.
Existem motos cujo foco é totalmente na velocidade, e elas nem custam muito caro! Não perca tempo, tire sua carteira de motoqueiro e faça um test ride!

O lobo solitário

Esse é provavelmente a maioria. Nossa, aqui perto de casa tem uma rua perpendicular a avenida Jabaquara que fica super cheia de carros entre as 18 e as 20 da noite todo dia.
Claro, esse é apenas um pequeno exemplo de uma rua cheia. E nem é trânsito, e sim um semáforo que demora pra caramba pra abrir, pois a preferência é pra quem está na avenida.
Conclusão: você acaba ficando preso em 2 quarteirões por uns 4 ou 5 ciclos de abertura e fechamento do semáforo.
As vezes eu vou no supermercado da esquina (a pé, normalmente) e me deparo com aquela cena triiiiiiiiste, as pessoas cabisbaixas, chateadas, cansadas, apoiando a cabeça no braço, que está apoiado na porta aberta... é tão triste...

Então eu começo e brincar de contar quantas pessoas estão sozinhas no carro, e é aí que eu fico ainda mais triste! Quase todos os carros estão com apenas o motorista!
Então eu penso que aquela pessoa triste e moribunda poderia estar feliz e saltitante lá na frente com sua moto, esperando o semáforo abrir e seguir viagem, tomando um vento no rosto, em movimento, passeando, curtindo a paisagem.
Amigo solitário, você poderia estar ocupando o espaço de 1/4 do que seu carro ocupa, e poderia economizar ao menos 4 ciclos do semáforo! Pense nisso

O exibidão

Tem os que gostam de ostentar, tem os que são ricaços e adooooooooram desfilar com suas super máquinas caras e bonitas, tem o rapaz que adora fazer parte desse grupo e financia um baita carrão em 4 gerações, enfim, tem bastante gente por aí que, independente do motivo, curte chamar a atenção nas ruas.

Amigo, as vezes o seu carro é tão grande que ele acaba até fazendo o papel inverso, e assustando os outros ao invés de atraí-los.
Ou ainda, (ok, isso acontece com motos também, não vou dizer que estamos isentos) pode chamar a atneção de quem você não queria, como bandidos, ladrões, invejosos mal intencionados e fãs de Funk batidão.

Seja lá qual for o teu motivo, você poderia estar fazendo isso com uma moto linda! Tem pra todos os gostos e bolsos, que atraem todos os tipos de pessoas, inclusive as que você pretende chamar a atenção.
Preste a atenção quando ver uma moto bonita na rua. Elas chamam tanto, ou mais a atenção do que um carro.
E você ainda pode complementar, comprando um capacete estiloso e saindo com uma jaquera de couro irada! Compare você mesmo!

Existem outros perfis, mas esses são os que mais despertam a minha curiosidade por aí.
Eu não estou tentando convencer ninguem a comprar uma moto, ou tentar provar de que moto é legal pra caramba e todo mundo deveria ter uma, embora, sim, eu pense isso! haha

Moto é um treco perigoso, que exige muita, mas muuuuuuuita responsabilidade, e ainda assim, isso não te isenta de sofrer um acidente.
A questão é que, como eu já disse, acredito que muitas pessoas seriam mais felizes se tivessem uma moto.

Quer ver uns detalhes que eu não sabia, e só me dei conta depois que comecei a andar de motoca? Olha só:

  • Moto não paga Zona Azul
  • Moto estaciona em qualquer buraco
  • Não te pedem pra "tomar conta" da moto, os famosos flanelinhas
  • Não te pedem esmola no semáforo, nem te entrgam papel daquele "empreendimento imperdível a apenas 5 minutos do centro"
  • Alguns pdeágios são gratuitos
  • Alguns estacionamentos de Shoppings e afins são gratuitos
  • Economiza pra caramba com combustível (a maioria das motos comparadas aos carros)
  • Você pode sair mais tarde para o trabalho, e chega no horário
  • Você sai do trabalho e chega um pouquinho mais cedo em casa

Se você lê o meu blog, muito provavelmente já tem moto, ou gosta e um dia terá, ou está se convencendo de ter.
Sugiro mostrar esse post a aquele teu amigo que você lembrou quando leu o post, pois pode ser acabemos fazendo um bem muito grande pra esse amigo! Ou assim, pelo menos, é como a coisa soa dentro da minha cabeça maluca.

Assunto meio nada a ver, mas pelo menos eu me diverti escrevendo. Espero que tenham curtido de ler também.
Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário